segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Todos nós produzimos lixo. Geralmente não pensamos sobre ele: simplesmente o jogamos fora. Porém, o mundo está ficando sem espaço para guardar todo o lixo que se está acumulando. Se fica jogado por aí, ele se torna um risco para a saúde e é feio. Queimar o lixo polui o ar, e as cinzas, muitas vezes, são tóxicas. Às vezes, o lixo é jogado nos rios e lagos, poluindo a água. Freqüentemente ele é enterrado na terra. O lixo enterrado, muitas vezes, pode conter substâncias tóxicas que vazam no solo e poluem o abastecimento de água.

Há três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.


Reduzir
A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.

Reutilizar
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.

Reciclar
Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.

FONTE: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+59/Reduzir+reutilizar+reciclar.htm
Por: Tauany Rodrigues

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de divulgar que as inscrições para o 1ᵒ Prêmio de Educação Científica foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. Aproveite o novo prazo para concorrer a uma viagem educacional à Inglaterra e dar visibilidade ao seu trabalho.
    O 1ᵒ Prêmio de Educação Científica é uma iniciativa da BG Brasil, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, que tem como objetivo reconhecer/valorizar o trabalho dos professores de ensino médio da rede estadual de Química, Física e Biologia. Os detalhes estão disponíveis em www.premiodeeducacaocientifica.com.

    ResponderExcluir